Arquivo do Blog

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Pessoas tóxicas - Previna-se!





Isso acontece muito nos relacionamentos amorosos. Uma pessoa conhece alguém e, a princípio, acredita no que ela diz. Não porque ela seja ingênua, mas porque a pessoa lhe interessou e, sinceramente, não se vê motivo pra mentiras (não nos dias de hoje). As coisas acontecem, as mentiras continuam, mas fingimos que não notamos. Não notamos as pequenas coisas, não damos muita importancia e as pessoas tóxicas vão se espalhando, soltando seus tentáculos ao redor da sua vida, até que um dia, tudo vem à tona. A pessoa não era quem achávamos (ilusão) e nos decepcionamos totalmente. Mais uma decepção para o nosso hall da fama.

Mas como conseguimos identificar isso tudo? Como conseguiremos saber se uma pessoa é tóxica ou nutritiva. Prestando muita, muita atenção. Seja um investigador de si mesmo e do outro, o tempo todo. Saiba que o planeta Terra tem de tudo e que precisamos manter a nossa firmeza, e a nossa energia elevadas para não cair nas tentações de existem por aí.

Características das pessoas tóxicas

1. São extremamente sedutoras. Pessoas tóxicas não tem nada para oferecer, então criam alguma coisa. Criam uma atmosfera de amor e compreensão ao seu redor. Fingem interesse e ajuda nas coisas que você precisa e não medem esforços para buscar seu filho na escola pra você, por exemplo. Cuidado com promessas demais, isso é muito típico de pessoas tóxicas.

2.Pessoas tóxicas mentem. Se você prestar atenção, vai pegar uma sequência de mentiras logo de cara. Elas parecerão muito ingênuas, tolas até, e cada uma que você pegar virá com uma excelente desculpa.

3.Pessoas tóxicas não tem passado. Geralmente já magoaram outra pessoas antes e não costumam ter amigos de longa data. Descofie ainda mais se vier com histórias antigas mal contadas, de que foram enganadas ou passaram por um grande golpe de outras pessoas ou do destino.

4.Pessoas tóxicas te colocam para baixo. Isso é a maior característica delas. São pessoas que dizem “posso ser sincera?” e desabam um rosário de críticas. Ou então, o que é mais comum, fazem pequenas críticas no dia a dia como “nossa, essa roupa está um pouco justa em você” ou “você fica feia quando não usa maquiagem”. Não conseguem geralmente te dar um elogio que seja e, quando ele saí, é sempre obrigado ou porque tem algum interesse.

5.Pessoas tóxicas tentam sempre te usar de alguma maneira. São aquelas que pedem dinheiro emprestado ou o seu cartão de crédito e contam uma história enorme de como elas estão com problemas financeiros que serão solucionados muito em breve (geralmente por um milagre). Ou pedem o seu carro, ou caronas para lugares distantes, ou qualquer coisa que as faça sentir que estão tirando algo de você. Na verdade, isso é uma maneira de testar a sua fidelidade a elas.

6.Pessoas tóxicas ditam o relacionamento, seja ele de que forma for, principalmente os profissionais. Não existe uma troca, uma discussão de como serão as coisas, elas, sutilmente ou não, impõem regras e situações que “não podem ser mudadas”. É aquele homem que diz que está trabalhando demais, então não poderá ver a namorada todos os finais de semana. Ou aquela amiga que diz que não pode pagar o jantar, se você pode quebrar o galho. A situação vira uma armadilha, porque acaba por se repetir muitas e muitas vezes.

7.Pessoas tóxicas não falam da família. E quando falam é para falar mal. São sempre as vítimas incompreendidas de uma família cruel. Preste atenção nisso.

8. Pessoas tóxicas te tratam com falta de respeito. Ficam de ligar e não ligam. Ficam de sair e não saem e depois voltam com a maior cara de lata do mundo, fingindo que nada aconteceu.

9. Pessoa tóxicas, quando colocadas na parede, se fecham. Não gostam de discutir relacionamentos, não gostam de contar o que fizeram . São sempre ocupadas demais, inseguras demais ou malucas demais para poder conversar com você de igual para igual.

10.E o mais importante: pessoas tóxicas só se relacionam com pessoas com problemas de autoestima. Isso porque as que se respeitam já matam na hora essa sequência de absurdos tóxicos e não caem nas mentiras. Por isso elas não interessam para as pessoas tóxicas, que preferem se afastar.

Claro, é preciso ter discernimento. Não e porque uma destas coisas aconteceu com um amigo ou um novo colega de trabalho que a pessoa é necessariamente assim. É possível que você tenha pego a pessoa num mal momento. A diferença é quando isso se repete, começa a ser frequente dentro de algum tipo de relacionamento. Daí que saem as traições (a pessoa não se importa com o que você sente ou pensa), as calúnias, as difamações e toda a sorte (ou azar) de coisas que só te farão mal.

Se você já sente que está num relacionamento destes, pare tudo. Reflita o porquê desta ou destas pessoas na sua vida. Não é porque é sua mãe, seu pai ou seu marido, que as coisas não devam ser mudadas.

Pessoas tóxicas não mudam, quem muda somos nós com relação à elas. Quando começarmos a nos amar, a nos respeitar, não terão espaço de atuação. Das duas uma: ou elas mudam ou se afastam, porque você deixa de ser interessante para elas. Portanto, se este é o seu caso, reflita no que você precisa mudar o seu comportamento e não se apegue aquilo que é ruim, mas familiar. Você pode e merece ser feliz de verdade, não precisa aguentar nada.

Respeito, por si e pelos outros, é bom e eu gosto.


Andrea Pavlovitsch
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário