Pular para o conteúdo principal

O louco que nos habita

Vamos falar um pouco de mitologia? A carta do louco no tarô mitológico é representada pela figura de Baco - o deus romano do vinho, das festas, do prazer e das folias.
De acordo com a mitologia romana, Baco ao tornar-se adulto descobriu a forma de extrair o suco da uva e produzir o vinho. Com inveja, a deusa Juno (Hera no panteão grego) transforma Baco num louco a vagar pelo mundo.

A carta do louco nos remete também aos impulsos que cometemos sem medir as consequências, pois se reparar na figura da carta perceberá que o menino está prestes a cair de um precipício, enquanto pula alegremente, olhando para as paisagens, se encantando com com os pássaros e as flores, não se dá conta do chão em que está pisando e dos perigos iminentes.

A carta do louco então vem nos trazer a mensagem das atitudes impensadas, da falta de observação e concentração, do espírito atirado e desprendido que simplesmente segue em frente sem preocupações. Traz também a mensagem da inocência, da falta de malícia e do grande sentimento de liberdade.

O louco apesar de ser essa criatura totalmente distraída, não sofre nenhum acidente pelo seu caminho, não se fere, não cai em armadilhas - como explicar isso? É simples. O louco tem um protetor, a águia que o acompanha em todos os lugares para onde vai. Opostamente ao louco, a águia observa tudo atentamente e o alerta de possíveis perigos que ele possa passar.

Levando a carta ao entendimento psicológico, o louco nos fala dos nossos desejos, das nossas vontades, da ânsia por aventuras ou coisas que muitos poderiam achar "loucura", como por exemplo saltar de para-quedas, voar de asa delta ou praticar bungee jumping. De repente até mesmo de atitudes julgadas "insanas" como namorar uma pessoa comprometida, fazer uma viagem para algum lugar distante e desconhecido sozinha(o) e o importante a ser salientado é que são atitudes como essas que nos mantém vivos e ligados na vida, é o que nos faz ter histórias para contar. 

É sempre bom saber que o louco tem um protetor, mas não podemos contar apenas com essa proteção espiritual no decorrer da caminhada do louco, pois apesar de termos um louco que habita em nós, temos também a consciência que nos guia e o grande segredo é que ambos; consciência e loucura, caminhem juntos, dando espaço um ao outro, numa jornada que leve o louco à evolução.


Frase da carta do louco:

"O acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído"
                                    Titãs



Drika Gomes
Taróloga/ Terapeuta Holística e Escritora
(11) 95494-2918






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tarô 8 de copas - Lidando com a rejeição

Entre tantas cartas que expressam tão bem a representação do 8 de copas, encontrei esta que mostra bem um aspecto desta carta que quero colocar aqui hoje. As cartas do 8 de copas geralmente mostram uma cena onde há escuridão, tristeza e dor, porém esta carta mostra uma situação diferente onde a mulher está partindo, dando as costas ao ambiente escuro, vislumbrando em sua frente uma noite clara e enluarada com pássaros voando. É o momento da saída da caverna, do entedimento desta etapa e de sua necessidade. Depois que a compreensão se instala e então a pessoa que já esteve no fundo do poço, já chorou, já encarou suas piores dores, se aceita e abandona aquele estado. Nesta carta também o 8 de copas está bem determinado com 5 taças à esquerda e 3 à direita, nos remetendo então as cartas 5 de copas e 3 de copas, onde 5 de copas na posição do passado, mostra que as mágoas, ressentimentos e dores ficaram para trás e o 3 de copas na posição do futuro, revela esperanças, desejos d

Você é uma Princesa de Espadas?

O naipe de espadas sempre traz uma energia muito forte de raciocínio e poder mental, portanto, essa princesa tem essas características marcantes. Ela foge do convencional, possui uma alma guerreira, tem convicções, propósitos e ideias pelos quais ela costuma lutar.  A princesa de espadas sabe da sua posição e por ser mulher não aceita se subjugar e aceitar antigos conceitos que a prendam ou a condicionem a ser uma mulher à espera de seu príncipe, ela não é sonhadora, nem muito romântica, ela é prática e gosta de agir. A princesa de espadas carrega em si o masculino e o feminino de forma que se sente muito confortável transitando por esses universos. Ela planeja, administra, calcula e age ao mesmo tempo que nutre em si a doçura e a feminilidade que despontam em momentos únicos e para poucos. Ela deseja ter ao lado um príncipe com honradez, com fortes ideais, um homem com quem possa se conectar mentalmente. Ela prefere os inteligentes, perspicazes e audaciosos. É uma princ

Descubra seu ascendente e signo Lunar

Para saber seu signo ascendente é preciso que saiba a hora exata do seu nascimento ( consta na certidão de nascimento). Signo ascendente representa a forma como se mostra para as pessoas, a forma como as pessoas te enxergam de primeiro momento. É nossa embalagem. Signo Lunar representa a forma como sente o mundo, as coisas e as emoções, a forma como reage emocionalmente diante da vida. Para saber qual é seu ascendente e seu signo lunar Clique aqui