Em entrevistas de emprego é bem comum o entrevistador perguntar: Como você vê sua vida profissional daqui cinco anos?
Eu mesma já fiz essa pergunta inúmeras vezes quando trabalhava na área de recursos humanos e me surpreendia sempre com as respostas e mais ainda com a falta delas, sim, porque tem muita gente que simplesmente não consegue responder; pensa, olha para o lado, pigarreia, coça a cabeça e na hora de falar nada sai. Isso não é reflexo de nervosismo - pude perceber com o tempo que se trata de falta de foco e de objetivo.
Geralmente quem tem essa falta de foco na vida profissional também sofre o mesmo dilema em todas as outras áreas da vida. A pessoa se sente sem rumo, não consegue discernir o que realmente gosta, se sente perdida na hora de tomar uma decisão porque não possui parâmetros próprios de comparação.
Qual o motivo dessa ausência de foco profissional?
Bem, existem várias explicações para isto, desde problemas relacionados ao aspecto orgânico até o relacionamento desde a infância com pais e familiares e claro sem negar as questões espirituais que tem grande importância, mas o que interessa agora é ver por onde e como começar a clarear a visão para obter mais foco, mais objetividade e sucesso profissional.
Ás de ouros representa o início do sucesso, o primeiro degrau a subir e ninguém sobe um degrau se não sabe para onde a escada irá levar.Representa as primeira idéias, os primeiros lampejos de entusiasmo e força. É a energia necessária do foco e objetividade que exige a engrenagem que nos impulsiona ao sucesso.
Como encontrar esse foco?
O primeiro grande passo é procurar encontrar algo em que se identifique, que goste e sinta prazer em fazer.
Recomendo um simples exercício: Pense num hobby, naquilo que gosta de fazer, naquilo que pode passar muito tempo realizando, se dedicando porque sente prazer e nem percebe o tempo passar, pode ser qualquer coisa, não julgue, não critique, apenas pense e registre. Pode ser uma coisa só ou várias, anote-as. Essas coisas nas quais pensou e anotou são as que você se identifica, resta agora refletir a respeito de cada uma e prossiga no exercício escrevendo ao lado de cada item que você anotou: quais são as profissões relacionadas, por exemplo:
Item 1 - Profissões
Gosto de desenhar arquiteto, desenhista de moda, web designer, etc
Item 2 -
Gosto de animais veterinário, cuidador de animais, treinador
A partir desse exercício já terá horizontes para olhar, o segundo passo é procurar se informar a respeito de cada profissão, faça uma busca detalhada e por meio dela veja em qual destas profissões você se encaixa, qual delas pode te oferecer melhores ganhos porque é importante sim, trabalharmos naquilo que gostamos, mas também é importantíssimo ser bem remunerado.
Uma vez que se tenha um objetivo todo o resto se torna mais simples, pois já saberá onde quer chegar e construir o caminho até lá é a parte mais trabalhosa, porém necessária e extremamente importante. A estrada se constrói com estudos, com dedicação e muita vontade, daí a importância em se fazer o que gosta porque torna a jornada mais leve e prazerosa.
Este exercício proposto acima serve para qualquer pessoa, em qualquer fase da vida, pois é muito comum encontrar adultos, já formados e atuantes em suas profissões que se sentem profundamente frustrados profissionalmente, sem motivação e ansiando mudanças. Nunca é tarde para ir ao encontro de nossa essência e daquilo que nossa alma se identifica. É preciso coragem para mudar.
Em momentos como este, de falta de horizontes e perspectivas, que a consulta de tarô terapêutica oferece as ferramentas para trazer diante dos seus olhos as suas possibilidades, seus potenciais e suas melhores opções. O que não se enxerga com clareza é evidenciado nas cartas de tarô que espelham o inconsciente, onde ficam guardados os registros que no dia a dia não conseguimos acessar com lucidez e discernimento.
Taróloga Drika Gomes
0 comentários:
Postar um comentário