Arquivo do Blog

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Você sabe interpretar seus sonhos?



Nossos sonhos podem ser enigmáticos, fantasiosos,  repletos de imagens e símbolos e podem ser também muito realísticos, sonhos que fazem sentido e que nos dão a impressão de realmente estarem acontecendo de fato.

Carl Jung dizia que os sonhos são a manifestação do nosso inconsciente, quando em sono conseguimos mergulhar nas profundezas da mente e da alma e então observar e vivenciar tudo que ali está contido.

Interpretar sonhos não é algo tão simples e nem existe nenhum tipo de dicionário dos sonhos, como vemos muito por aí que generalizam os significados dos símbolos, por exemplo: sonhar com cobras significa traição. Não é bem assim, pois cada elemento do sonho tem um significado e importância únicos para quem sonha, a cobra para uma determinada pessoa pode representar algo ruim ao passo que para outra pessoa pode ter um significado positivo. Tudo depende de como o sonhador entende e sente o elemento sonhado, esse é o primeiro passo para se iniciar um processo de interpretação de sonhos.

Existem sonhos premonitórios, aqueles em que sonhamos que algo irá acontecer conosco ou com alguém e acordamos com a sensação forte, como se tivesse marcado na alma. Geralmente esses sonhos vem com detalhes específicos, como datas, locais, nomes, algum elemento específico que nos remete a alguém ao algum fato.

Tem também os sonhos que são encontros astrais, quando sonhamos com alguém que já faleceu ou quando sonhamos que estamos na presença de seres astrais: anjos, mestres, santos.

Os sonhos mais confusos e com mais dificuldade de interpretação são os que são fruto do inconsciente, quando vem cheios de símbolos, acontecimentos fantasiosos como o da foto deste post que mostra peixes voando e para conseguirmos desvendar esses mistérios precisamos antes de tudo fazer uma viagem para dentro de nós mesmos, afim de encontrarmos a importância e o significado de cada elemento.

Vou citar aqui alguns exemplos de sonhos que consegui interpretar.

  • Um sonho bem parecido com o da foto deste post, certa vez sonhei que eu estava num jardim e olhava uma árvore frondosa, mas sem frutos, e ao redor dela voavam vários peixes, como se fossem pássaros e no sonho eu admirava os peixes voando, sem espanto, era como se visse algo comum e completamente normal, mas eu queria tocar nos peixes, porém eu desisti porque não quis interferir naquele momento, quis respeitar o movimento dos peixes e apenas observar.


Questionamento para interpretação do sonho:

1) Como me senti durante o sonho, qual a sensação?
Me senti bem, muito tranquila, feliz e curiosa.

2) O que me chamou mais a atenção no sonho?
A àrvore muito verde e frondosa e a quantidade dos peixes.

3) O que representa para mim os elementos principais do sonho?
A árvore para mim é vida, energia, a força da natureza e os peixes sempre me passam uma energia de paz e harmonia, no sonho eu os admirava porque eram vários e voavam lindamente como se nadassem num aquário.

Esse sonho foi uma manifestação do meu inconsciente me enviando imagens tranquilizadoras porque eu justamente estava numa fase muito serena da minha vida, então minha mente refletiu o estado da minha alma.

  • Sonhei que existia uma mosca e essa mosca era cega, eu sentia tanta pena da mosca que me prontifiquei a ser sua guia, então eu andava por vários lugares conversando com a mosca e ela me seguia.
Acordei deste sonho rindo muito! Pensei: que sonho mais esdrúxulo! Hahahaha.... Mas justamente por ser tão esquisito eu achei que valia a pena interpretar.

No sonho me senti compadecida da mosca, na verdade eu via a mosca como se fosse um ser muito importante e merecedor de atenção, era como se fosse um ser equivalente a mim e me senti muito bem em ajudá-la como guia, me senti útil.

A mosca representa para mim, na realidade, um ser muito indesejável, pois eu tenho nojo de moscas, me incomodam demais e eu vivo as espantando de onde quer que eu esteja.

Entendi que esse sonho veio me falar de preconceitos, veio me mostrar que pessoas com deficiências me incomodavam, mas que apesar disso eu conseguia ver essas pessoas como iguais e me sentia compadecida delas e que na verdade eu não era diferente de ninguém, nem melhor do que ninguém, pois no sonho eu me sentia um ser semelhante àquela mosca. - O sonho não tinha nada de tão engraçado, foi é um grande puxão de orelhas pra mim!!

  • Sonho de um cliente meu: Sonhou que mergulhava no mar, era uma praia onde ia com frequência quando criança, mas a água do mar estava escura, cor de café e ele sentia medo de mergulhar porque sentia que a água estava cheia de abelhas e tinha pavor delas. Ele tentava correr para sair da água, mas suas pernas eram pesadas demais e ele tinha que fazer um esforço imenso para se movimentar, ele estava sozinho e não havia ninguém que pudesse ajudar.
Quando eu perguntei das sensações do sonho ele disse muito medo, sentimento de tristeza e angústia.

As abelhas para ele são insetos terríveis que ele sente muito medo, pois quando era criança foi picado por várias e quase morreu.

A água suja revela os sentimentos dele, suas emoções relacionadas particularmente à sua infância, mostrando seus medos, sua solidão, sua dificuldade de lidar com as situações por se sentir impotente ou inseguro.

O sonho dele revelou sentimentos não resolvidos que se originaram na infância e sensações que ainda o assombravam na vida adulta sempre que se via diante de uma situação em que precisava enfrentar algo novo e desconhecido e ele estava justamente numa fase assim, saindo de um emprego para tentar seu próprio negócio.

Aqui deixei alguns exemplos de técnicas para entender e interpretar os sonhos, lembrando que os sonhos nos convidam a uma viagem nas profundezas do nosso ser.


































Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário