Arquivo do Blog

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

O Enforcado arcano 12

Embora este arcano não seja visto com muito bons olhos, ele é repleto de simbologias e significados profundos. Todas as cartas do tarô precisam ser vistas como uma moeda que tem duas faces; existe o lado yin e yang de cada arcano e é importante que saibamos compreender os seus dois lados, pois somente assim conseguiremos viajar pelo arcano de maneira íntegra, conhecendo seus detalhes, suas vias, seus becos escuros e suas lindas praças arborizadas, por isso os convido agora para viajarmos dentro do Enforcado, vamos nessa?

Por quê essa figura é representada com um pessoa de cabeça para baixo, pendurada pelo pé e representando o número 4 também de cabeça para baixo com suas pernas?

Hoje quero colocar os aspectos psicológicos desta carta, afim de que possamos refletir a respeito de cada movimento do arcano. O primeiro aspecto a observarmos está no fato do "enforcamento" pelo pé. Sabemos que de fato a morte apenas acontece por meio de um enforcamento comum, ou seja, pelo pescoço, o que nos leva a entender que a figura da carta não queria se matar ou quem a colocou nesta condição não deseja sua morte, então qual a real intenção?

O Enforcado representa as situações ou emoções que de alguma forma nos mantém aprisionados, causam sofrimento, desgaste, mas que por alguma razão nos permitimos e aceitamos permanecer nela por acreditarmos que é um sacrifício válido, que cada gota de suor ou de sangue derramado compensa em prol de um propósito maior.

O número 4 invertido representa uma ordem, uma estrutura, uma certeza que foi posta à prova, uma inversão de valores e também representa que o quadrado fechado do 4 que simboliza nosso fechamento diante da vida (egoísmos, crenças, limitações) sendo de uma forma dolorida, sacrificada, ou seja, o indivíduo se deixou desapegar de suas limitações, mesmo sentindo dor, optou por essa situação.

Existem muitas situações na vida de uma pessoa que o arquétipo do Enforcado se encaixa:
Naquele emprego que não se gosta, mas se é obrigado a ir todos os dias, se sacrificando porque mesmo sendo ruim é dele que se tira o sustento para a vida;
Nos cuidados com aquele parente doente que precisa de atenção e cuidado constantes, é cansativo, te prende, te priva de viver sua vida como gostaria, mas você pensa que é por um bem maior, que é válido;
Naquele relacionamento desgastado, difícil, repleto de conflitos onde se permite continuar, apesar de todo o mal que sente, mas permanece porque tem interesses maiores que seu desconforto.

O arcano 12 quando aparece para significar a personalidade de alguém revela um ser altruísta, que muito facilmente esquece de si, preferindo servir aos outros, alguém que se dedica a uma causa, a algum propósito em nível humanitário. Revela a personalidade de um ser que não se valoriza como deveria e que se esforça muito para agradar aos outros porque ele acredita que é assim que o amor se manifesta, na doação e espera ser retribuído, que haja um agradecimento, reconhecimento e que as pessoas o vejam como alguém grandioso por sua capacidade de ignorar a si mesmo em prol de outro ou outros.

Nos relacionamentos uma pessoa que tem o arcano Enforcado, como representante da personalidade, sempre quer fazer de tudo pelo parceiro, passa a viver a vida do ser amado como se fosse a sua, se doa e se anula. Age desta forma porque não consegue sentir valor em si mesmo, consciente ou inconscientemente sentem-se perdidos e sem motivação quando precisam conviver consigo mesmos e por isso não suportam a solidão.

O lado positivo do Enforcado está na fé, na predisposição de auxiliar o próximo, no seu gesto de abandono de si mesmo em busca de um propósito maior. O Enforcado representa os voluntários, os enfermeiros, os cuidadores, é alguém com quem se pode contar num momento difícil.



Drika Gomes taróloga





Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário